top of page

Jesus é a nossa salvação



"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está no seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida." (1 João 5:11-12)

 

Esta passagem nos diz que Deus nos deu a vida eterna e esta vida está em Seu Filho, Jesus Cristo. Em outras palavras, a maneira de possuir a vida eterna é possuir o Filho de Deus. A questão é: como uma pessoa pode ter o Filho de Deus?

 

O problema do homem

 

Separação de Deus

 

"Mas as iniquidades de vocês fazem separação entre vocês e o seu Deus; e os pecados que vocês cometem o levam a esconder o seu rosto de vocês, para não ouvir os seus pedidos." (Isaías 59:2)

 

"Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores." (Romanos 5:8)

 

De acordo com Romanos 5:8, Deus provou Seu amor por nós através da morte de Seu Filho. Muitos perguntam: Por que Cristo teve que morrer por nós? Porque as Escrituras declaram que todos os homens são pecadores. “Pecar” significa errar o alvo. A Bíblia declara que “todos pecaram e destituídos estão da glória (a perfeita santidade) de Deus” (Rm 3:23). Em outras palavras, o nosso pecado nos separa de Deus que é a santidade perfeita (retidão e justiça) e Deus deve, portanto, julgar o homem pecador.

 

"Tu és tão puro de olhos, que não podes suportar o mal nem tolerar a opressão..." (Habacuque 1:13)



A futilidade de nossas obras

 

As Escrituras também ensinam que nem mesmo a soma de toda a bondade humana, obras, moralidade ou atividade religiosa pode ser aceita por Deus como elemento de salvação. O homem moral, o homem religioso e o imoral e não-religioso estão todos no mesmo barco. Todos estão caídos por falta da perfeita retidão de Deus. Depois de discutir o homem imoral, o homem moral e o homem religioso em Romanos 1:18; 3:8, o apóstolo Paulo declara que tanto judeus quanto gregos estão sob o pecado, que “não há justo, nem um sequer” (Rm 3:9-10). E para reforçar, estão as declarações dos seguintes versículos das Escrituras:

 

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8-9)

 

"Mas quando se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor por todos, ele nos salvou, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia. Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna." (Tito 3:4-7)

 

"Que diremos, então, a respeito de Abraão, nosso pai segundo a carne? O que foi que ele conseguiu? Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem do que se orgulhar, porém não diante de Deus. Pois o que diz a Escritura? Ela diz: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído para justiça." Ora, para quem trabalha, o salário não é considerado como favor, mas como dívida. Mas, para quem não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça." (Romanos 4:1-5)


 

Nem a soma de toda a bondade humana é tão boa quanto Deus. Deus é retidão perfeita. Por causa disto, Habacuque 1:13 nos diz que Deus não pode ter comunhão com alguém que não tenha retidão perfeita. Para sermos aceitos por Deus, devemos ser tão bons como Deus quer que sejamos. Diante de Deus, todos nós estamos nus, desamparados e sem esperança em nós mesmos. Nem a soma de todo a bondade nos levará ao céu ou nos dará a vida eterna. Qual é então a solução?

 

A solução de Deus

 

Deus não é apenas santidade perfeita (cujo caráter santo nunca poderemos alcançar por conta própria ou por nossas obras), mas Ele também é amor perfeito e cheio de graça e misericórdia. Por causa do Seu amor e graça, Ele não nos deixou sem esperança e sem solução.

 

"Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores." (Romanos 5:8)

 

Estas são as boas notícias mostradas na Bíblia, a mensagem do evangelho. É a mensagem do próprio Filho de Deus que se tornou homem (o Deus-homem), viveu uma vida sem pecado, morreu na cruz pelos nossos pecados e ressuscitou, provando tanto o fato de que Ele é o Filho de Deus quanto o valor de Sua morte por nós como nosso substituto.

 

"...e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o Espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor." (Romanos 1:4)

 

"...o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou para a nossa justificação." (Romanos 4:25)

 

"Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus." (2 Coríntios 5:21)

 

"Pois também Cristo padeceu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir vocês a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito," (1 Pedro 3:18)

 


Como receber o Filho de Deus?

 

Por causa do que Jesus Cristo realizou por nós na cruz, a Bíblia afirma: “Quem tem o Filho tem a vida”. Podemos receber o Filho, Jesus Cristo, como nosso Salvador pela fé pessoal, confiando na pessoa de Cristo e na Sua morte pelos nossos pecados.

 

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome," (João 1:12)

 

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (João 3:16-18)

 

Isso significa que cada um de nós deve chegar a Deus da mesma maneira: (1) como um pecador que reconhece sua pecaminosidade, (2) perceber que nenhuma obra humana pode salvar e (3) confiar unicamente em Cristo para nossa salvação.

 

Paulo escreve na carta aos romanos: “Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa para a salvação. Pois a Escritura diz: "Todo aquele que nele crê não será envergonhado." Porque não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (Romanos 10:9-13)

 

Se você deseja confiar em Cristo como seu Salvador pessoal, você pode fazer o que Romanos 10:9 diz: “Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo."

 

Você pode expressar sua fé em Cristo por meio de uma simples oração. Algo como "Deus, eu sei que sou um pecador e quero estar em comunhão Contigo. Agora estou fazendo o que Tu me ordenaste a fazer: eu sei que Jesus é meu Salvador e acredito que tu o ressuscitaste dos mortos e agora, de acordo com as tuas escrituras, tenho a salvação e viverei para sempre contigo”. Amém!

 

Graça e Paz!

____________

Garberson Alencar

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page