top of page

O que quer dizer “Ave Maria”?

Foto do escritor: Garberson AlencarGarberson Alencar

A saudação "Ave" tem origem no latim e significa "salve" ou "alegria a você". É uma forma de cumprimento que expressa respeito ou boas-vindas.

 

Na Bíblia, a saudação "Ave" aparece no contexto do anúncio do anjo Gabriel a Maria, em Lucas 1:28, onde ele a cumprimentou, dizendo: “Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo” (na tradução latina conhecida como Vulgata “de Jerônimo”).

 

Essa saudação destaca a reverência e a importância do momento em que Maria é escolhida para ser a mãe de Jesus. A palavra enfatiza alegria e graça, celebrando o papel de Maria na geração de Jesus.

 

No catolicismo romano, essa saudação é frequentemente mal compreendida. Muitos católicos interpretam a saudação "ave" como um título especial, o que serviu como base para a criação da oração chamada "Ave Maria", que reflete a devoção à mãe de Jesus.

 

Sendo que, a adoração deve ser dedicada exclusivamente a Deus. Somente a Ele devemos render culto e adoração, conforme ensina o próprio Messias nas Escrituras Sagradas: "Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele.” (Lucas 4:8)

 

Podemos perceber claramente, pelas palavras de Maria em Lucas 1:46-55, que em momento algum ela se exaltou por carregar no ventre o Salvador de toda a raça humana, Jesus, o Cristo de Deus. Muito menos reivindicou para si o lugar de Deus como mediadora, intercessora ou salvadora, pois ela sabia que esses atributos pertencem exclusivamente a Deus. Veja o texto:

 

"A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade da sua serva. Desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada, pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor. Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. Ele agiu com o seu braço poderoso; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos. Amparou Israel, seu servo, lembrando-se da sua misericórdia, conforme prometeu a Abraão e sua descendência, para sempre, como havia prometido aos nossos pais." (Lucas 1:46-55)

 

Neste texto, conhecido como o cântico de Maria, ela se declara serva de Deus, agradece e exalta o nome do Senhor, referindo-se a Ele como "Poderoso" e "meu Salvador". Maria inicia o cântico declarando que sua alma "engrandece ao Senhor" (v. 46), e não a si mesma, e que seu espírito "se alegrou em Deus", o seu Salvador (v. 47). Maria também declara que o nome de Deus é Santo, demonstrando reverência, respeito e submissão ao Deus Altíssimo.

 

Isso mostra que Maria não possui os atributos de Deus, ou seja, ela não pode ser mediadora, não tem poder, não intercede nem salva. Maria não pode sequer salvar a si mesma, como é mostrado no texto acima (v. 47), onde ela declara a necessidade de um Salvador.

 

Portanto, a palavra "ave" não significa mais do que uma simples saudação e não atribui a Maria nenhum título especial. Ela foi escolhida por Deus para dar à luz ao Messias que viria ao mundo para salvar a humanidade, assim como muitas outras pessoas também foram escolhidas por Deus para servi-Lo.

 

Na cultura da época, cumprimentos formais eram comuns, e o uso da palavra "ave" indicava uma saudação respeitosa, apropriada ao contexto divino da mensagem trazida pelo anjo. De forma semelhante, as pessoas também utilizavam a saudação "ave" para saudar autoridades e figuras de destaque, como imperadores, governadores, tetrarcas, etc.

 

Graça e paz!

Garberson Alencar

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Forum.jpg

Fique por dentro

Inscreva-se e receba informativos

Obrigado(a)!

Palavra Viva2.png

© 2023 por Palavra Viva Estudos Bíblicos. Todos os direitos reservados.

bottom of page