top of page
Foto do escritorGarberson Alencar

“Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres” O que isso quer dizer?

Atualizado: 12 de jan.



"Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres."

(Mateus 24:28; Lucas 17:37)

 

Provavelmente você já se perguntou o que significa abutres circulando no céu sobre um cadáver. Aqui, Jesus usa uma metáfora para mostrar a visibilidade da Sua volta (Ver Lc 17:22-37; Mt 24:23-28). Um cadáver e abutres não parecem combinar com o assunto. Em Lucas 17:37 diz: “Então perguntaram a Jesus: Onde será isso, Senhor? Ele respondeu: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão também os abutres.". Seus discípulos esperavam uma resposta à sua pergunta, mas ao invés disso, Jesus mencionou um cadáver e abutres. Esta não foi a única vez que algo assim aconteceu nos ensinamentos de Jesus. Muitas vezes ele leva a conversa em uma direção diferente daquela que esperamos. Então, o que Ele quis dizer com isso?


Em Lucas 17, o texto começa com Jesus falando sobre o tempo em que ele estará ausente quando seus discípulos desejarem vê-lo (Lucas 17:22). Durante esse tempo, muitos serão orientados a procurá-lo em lugares errados (Lucas 17:23). No entanto, devemos ser cuidadosos quanto a isso, pois haverá falsos sinais que enganarão "se possível, os próprios eleitos" (Mt 24:24). Mas, o retorno de Jesus será um evento tão óbvio quanto a luz de um relâmpago brilhando no céu (Lucas 17:24).

 

Vemos essas mesmas palavras serem usadas em Mateus 24:27: “Porque, assim como o relâmpago sai do Oriente e brilha até o Ocidente, assim será a vinda do Filho do Homem.". Este versículo contrasta com os falsos mestres de Mateus 24:26 que diriam que o Messias apareceria em diversos lugares; no deserto ou no interior de uma casa. Mas, o versículo 27 mostra que a segunda vinda de Jesus será visível e universal, assim como podemos ver um relâmpago. Quando Jesus diz que a Sua vinda será como um relâmpago que se mostra do Oriente ao Ocidente, ou seja, de um lado a outro da terra, Ele está dizendo que todo o planeta contemplará esse glorioso evento. Assim será a Sua segunda vinda, “todo olho verá” (ver Ap 1:7).

 

Estas passagens nos mostram que a segunda vinda de Cristo será algo que nenhum ser humano será capaz de falsificar. Mesmo assim, devemos estar atentos, pois esses falsos mestres operarão grandes sinais e prodígios que enganarão "se possível, os próprios eleitos" (Mt 24:24). Diferentemente, o retorno de Jesus será um evento de tal magnitude que somente Deus será capaz de realizá-lo. Será um evento universal e sobrenatural, visível a todo olho. Será um evento que não precisará ser mostrado na mídia. Deus realizará este evento de tal maneira que todos saberão o que estará acontecendo naquele momento. Será algo que nada parecido com isto jamais ocorreu na história.

 

Portanto, o Seu retorno será como nos dias de Noé (Lc 17:26). As pessoas “comiam e bebiam”, levando a vida normalmente (Lc 17:27), até que de repente, o Dilúvio veio e destruiu todos eles. Será também como nos dias de Ló (Lc 17:28), em que as pessoas viviam normalmente até o dia em que Ló saiu da cidade. Então, de repente, fogo e enxofre caíram do céu e destruíram todos eles. Assim também, será o retorno de Jesus (Lc 17:30). Todos serão destruídos repentinamente, exceto aqueles trazidos em segurança pelo Filho do Homem. 

 

Quando esse dia chegar, não devemos ser como a esposa de Ló, que voltou atrás e foi destruída (Lc 17:32). Antes, “...quem estiver no terraço e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-los; e, de igual modo, quem estiver no campo não volte para trás.” (Lc 17:31). Quando recebemos o chamado de Jesus, devemos ir direto a ele, sem fazer perguntas ou olhar para trás. “Quem tentar preservar a sua vida a perderá; e quem a perder, esse a salvará.” (Lucas 17:33). 

 

E para explicar melhor, Jesus dá a ilustração de duas pessoas dormindo numa cama. Então, Ele diz que um será “levado e o outro será deixado” (Lucas 17:34). Duas mulheres estarão moendo grãos no mesmo lugar. Uma será “levada, e a outra será deixada” (Lc 17:35). Este texto não nos mostra detalhes sobre qual dos dois será salvo, o que será levado ou o que será deixado. Mas, as palavras gregas usadas aqui indicam claramente que ser levado (ou recebido) significa ser aceito por Deus, enquanto ser deixado para trás é ser abandonado por Deus.

 

Esta é uma referência ao arrebatamento da Igreja na ressurreição dos mortos (1 Ts 4:15-17). Jesus descerá do céu, a trombeta soará e seremos arrebatados ao encontro do Senhor com todos os crentes de todos os tempos. Os “levados” são aqueles que serão apanhados para participar deste incrível evento. Aqueles “deixados” enfrentarão a destruição ardente dos ímpios por parte de Deus (2 Ts 1:6-8). É quando os discípulos perguntam: “Onde, Senhor?, então, Jesus diz: Onde estiver o cadáver, aí também se ajuntarão os abutres” (Lc 17:37; Mt 24:28).

 

Depois de falar da "visibilidade" pública de Seu retorno, Jesus agora acrescenta uma expressão metafórica, a qual Ele diz: “Onde estiver o cadáver, ali se reunirão os abutres”. (Mt 24:28). Esta frase também é encontrada em um contexto semelhante em Lucas 17:24. Então, o que Jesus quis dizer? Em vez de falar daqueles que foram levados, Jesus mostra o destino daqueles que foram deixados para trás. Então, Ele cita um texto semelhante ao do profeta Ezequiel, uma profecia do momento em que o Messias retornará e destruirá as nações que se levantarem contra Israel (Ez 39:1-4). “Filho do homem, assim diz o Senhor Deus: Diga às aves de toda espécie e a todos os animais selvagens: "Reúnam-se e venham! Venham de toda parte para o sacrifício que eu estou oferecendo por vocês, um grande sacrifício nos montes de Israel. Vocês comerão carne e beberão sangue.” (Ez 39:17).

 

A imagem mostrada é de um campo de batalha em que milhares de corpos jaziam mortos, e os pássaros e animais selvagens vêm devorar os corpos. Da mesma forma é mostrado em Apocalipse 19:17-18 "Então vi um anjo posto em pé no sol. Ele gritou com voz forte, dizendo a todas as aves que voam pelo meio do céu: Venham, reúnam-se para a grande ceia de Deus, para comer carne de reis, carne de comandantes, carne de poderosos, carne de cavalos e seus cavaleiros, carne de todos, quer livres, quer escravos, tanto pequenos como grandes.". Ver v. 21 "Os outros foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes."

 

Existem pelo menos duas interpretações desta passagem. Os preteristas afirmam que o texto se refere a terrível devastação que Roma causou em Jerusalém no ano 70 d.C. Esse ponto de vista é o menos provável, pois Jesus estava falando da sua segunda vinda, algo para um futuro distante. Outros afirmam tratar-se de uma metáfora que retrata o julgamento dos ímpios e que os abutres mostram a morte generalizada acompanhada da segunda vinda de Cristo para julgar os que rejeitarem o Seu Reino. Essa visão é a mais provável por se tratar da continuação do contexto de Mateus 24:27, indicando que a volta de Jesus será algo visível e universal. Em ambos os casos, será impossível as pessoas não verem e reconhecerem esse grandioso evento.


Conclusão


No entanto, assim como as pessoas de longe podem ver os abutres voando em círculo, a volta de Cristo em Juízo também será visível.

 

O comentário bíblico Holman diz que Jesus respondeu à pergunta dos discípulos sobre onde se dará Sua vinda citando um provérbio. É fácil encontrar um corpo se observamos onde os abutres estão planando em círculos. Da mesma forma, não haverá como esconder a segunda vinda de Cristo. Ela será evidente ao mundo inteiro.


O comentário bíblico de Genebra diz que essa metáfora mostra que o sinal da volta de Jesus será tão claro como o fato de que há carne podre no local em que os abutres se ajuntam.


Por tanto, a metáfora usada, a qual Jesus fala sobre abutres e os cadáveres, é apenas a maneira de Ele dizer que esse evento será claramente visível. Ele não está falando de abutres ou cadáveres literais. Assim como a frase “Onde há fumaça há fogo” não quer dizer que haja literalmente fumaça ou fogo, podemos muito bem identificar onde há fogo por meio da fumaça.

Graça e paz!

____________

Garberson Alencar

0 comentário

Comments


bottom of page