top of page
Foto do escritorGarberson Alencar

O que é Ofir?


Ofir


O nome "Ofir" é mencionado em Gênesis 10:28-29, em 1 Crônicas 1:22-23 e em outras passagens da Bíblia. Em hebraico “Ofir” significa “rico” ou “gordo”. "Ofir" é o nome do décimo primeiro filho de Joctã, filho de Éber (Gn 10:29), e é também o nome de uma região mencionada no Antigo Testamento, conhecida pelo seu ouro (1 Crônicas 1:22-23).


Alguns estudiosos acreditam que "Ofir personagem" tenha alguma relação com o "Ofir local", mas outros negam qualquer relação entre os dois. Esse nome deu origem a uma das tribos árabes. As tradições islâmicas associam Joctã com Qahtan, filho de Ismael, pai dos árabes.


Ofir também era o nome de uma região rica em ouro, provavelmente localizada na parte sudoeste da Arábia, onde hoje é o Iêmen. Talvez incluísse parte das costas marítimas africanas da redondeza. Ofir ficou conhecida por suas minas de ouro, descobertas no século IX a.C.


A localização de Ofir não é mostrada na Bíblia. Os estudiosos não têm certeza quanto à sua localização, pois, existe várias teorias a respeito: "parte sudoeste da Arábia, parte sudeste da Arábia, nordeste das costas africanas e Supara (ao norte de Bombaim), na índia". Jerônimo pensava que Ofir ficava na índia; e, de fato, existem evidências que apoiam essa opinião, devido aos produtos do comércio relacionados a Ofir.


Existe a possibilidade de que Ofir tenha sido localizada onde hoje é a Somália, país que está situado no extremo oriental da África, antes conhecido como Punt. Os produtos adquiridos em Ofir são bastante comuns na África, e as palavras hebraicas para as duas espécies de macaco (macacos antropôides e babuínos/bugios) tem relação com palavras egípcias.


Uma segunda teoria diz que Ofir ficava situada na índia, onde as mercadorias mencionadas também podiam ser encontradas, principalmente a madeira de almugue. Alguns identificam Ofir com Supara, que fica ao norte de Bombaim. O comércio entre a índia e o Golfo Pérsico desde o segundo milênio a.C. comprova esse fato. Por isso, Jerônimo traduziu Ofir sendo a “Índia” (Jó 28:16) na Vulgata Latina, conforme a tradição da época.


Uma terceira teoria é de que Ofir ficava situada na costa sudoeste da Arábia. A relação que existe entre Ofir, Sabá e Havilá em Gênesis 10:29 apoia esta teoria. Maarif no Iêmen tem sido vista como a localização de Ofir. Esta teoria não descarta a possibilidade de que algumas das mercadorias fossem trazidas da índia para Ofir.


Ofir (região) é mencionado pela primeira vez quando Davi relata que acumulou 3.000 talentos de ouro de Ofir para a construção do primeiro templo (1 Cr 29:4). Salomão recebeu a ajuda de Hirão, rei de Tiro, para enviar navios de Eziom-Geber para Ofir, em busca deste ouro (1 Rs 9:28). Estes navios também trouxeram grande quantidade de madeira de almugue e pedras preciosas (1 Rs 10:11), além de muita prata, marfim, macacos e pavões (1 Rs 10:22).


Ofir não é mencionado no versículo 22, no entanto, os navios que navegavam para Ofir uma vez a cada três anos eram provavelmente os grandes navios de Társis (2 Cr 9:21), os quais o rei Jeosafá havia construído para ir em busca de ouro (1 Rs 22:49). Porém, os navios se quebraram antes que pudessem sair de Eziom-Geber. Graça e paz!

____________

Garberson Alencar

0 comentário

留言


bottom of page