Em Mateus 28:19-20 lemos estas palavras de Jesus:
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que eu vos ordenei.; e eis que estou sempre convosco, até ao fim dos tempos."
Esta é uma Grande Incumbência. Aqui, a foco principal é “Fazer discípulos”. Mas o que é exatamente um discípulo? Esta é uma questão importante, pois é o que Jesus nos chama à ser. Neste artigo mostraremos tanto o significado de discípulo como o que significa ser um discípulo, pois este é um dos mandamento de Jesus para nós.
Definição
A palavra grega para discípulo é μαθητής (ma-thei-teis), que significa "aprendiz" ou "aluno". Um discípulo é aquele que segue e aprende com outra pessoa. Contudo, não se trata apenas de se envolver na aprendizagem, mas também inclui ser humilde, aceitar ser ensinado e capaz de receber correção do seu professor.
Tomar o jugo
Em Mateus 11:28-30 Jesus fala sobre o significado de ser Seu discípulo quando diz: “tomem sobre vocês o meu jugo".
"Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração;e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve."
Tomar esse “jugo” significa literalmente conectar duas coisas. No contexto cultural, era colocado dois bois juntos para que eles pudessem compartilhar seu trabalho ou fardo. Para viver como discípulos de Jesus, Ele nos diz para nos “ligarmos” a Ele. De acordo com Jesus, tomar o jugo com Ele significa aprender com Ele.
A palavra que Jesus usa para "aprender" está relacionada à palavra "discípulo" e pode ser definida como direcionar a mente para algo e produzir um efeito extra, ou aprender por meio da instrução; ser ensinado ou aprender com alguém (João 7:15); ou mesmo como aprendizagem através da prática ou experiência. Jesus quer que Seus discípulos aprendam com Ele de todas essas maneiras, que ouçam Suas palavras e que O experimentem.
O que faz um discípulo?
Então, o que exatamente um discípulo faz? Eles aprendem, ouvem e seguem seu professor. Se Jesus é nosso professor, então precisamos ouvi-lo, aprender com ele e segui-lo. Fazemos isso principalmente lendo nas Escrituras o que Jesus disse e fez e aprendendo com Ele. No Sermão da Montanha, registrado em Mateus 5:2-11, Jesus dá muitas lições sobre o que significa para nós ser Seus discípulos. Entre todas as coisas que Ele ensina, Ele inclui qualidades que deveríamos ter, como “pobres de espírito”, “mansos” e “misericordiosos” (Mt 5:2-11).
Ele também diz que Seus discípulos são “sal” e “luz”, pois brilham e são agradáveis para um mundo ao seu redor (Mt 5:13-16). Ele quer que Seus discípulos não apenas sigam regras, mas sejam diferentes por dentro (Mt 5:48). Ele ensina como ser humilde e como orar adequadamente (Mt 6:1-14). Ele nos ensina a focar no Céu e no que é eterno desapegando-se do que é temporal (Mt 6:19-21). E, finalmente, buscar primeiramente o Seu Reino (Mt 6:33-34).
Seguindo a Cristo
O discipulado começa quando atendemos a estas duas palavras: Siga-me. Tornar-se discípulo de Jesus começa a partir do momento em que optamos por segui-Lo. Isso significa deixar de lado o que estávamos seguindo. Vemos este exemplo quando Jesus chama seus 12 discípulos. Em Marcos 1:17-18 diz: “Jesus lhes disse: Venham comigo, e eu farei com que sejam pescadores de gente. Então eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram.”. Jesus os chamou e eles deixaram o que estavam fazendo e priorizaram seu novo professor.
Um grande exemplo de ser discípulo foi o da mulher samaritana em João 4:28-29. Após conversar com Jesus, o texto diz: “Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse ao povo: Venham comigo e vejam um homem que me disse tudo o que eu já fiz. Não seria ele, por acaso, o Cristo?”
Então:
“Muitos samaritanos daquela cidade creram em Jesus, por causa do testemunho da mulher, que tinha dito: "Ele me disse tudo o que eu já fiz." (João 4:39)
O chamado de Jesus consiste em deixar para trás o que priorizávamos, quem éramos, e segui-lo. Como Seus discípulos, Ele é nosso novo professor. Assim como os discípulos e a mulher samaritana, deixamos nossas coisas velhas para seguir algo muito maior.
A importância da igreja no discipulado
Jesus nos chama para juntarmos à Ele, ao Seu Reino, à Sua Igreja. Aprender como viver no Seu Reino e a usar os nossos dons para o bem deve ser a nossa vocação. A igreja, ou seja, o povo de Deus que comunga com os mesmos ideais em Cristo nos ajuda a encontrar meios para fazer isso. Reunidos como igreja de Cristo nós ensinamos e aprendemos, crescemos e ajudamos os outros a crescerem no amor de Deus, usamos dons, encorajamos e somos encorajados, opinamos e ouvimos opiniões, somos revigorados, etc.
Existe uma frase que diz: “Seja um discípulo, faça um discípulo”. Esta frase resume o discipulado. Ao nos unirmos a Jesus como nosso professor, nos tornamos Seus discípulos. Devemos então ouvi-Lo e aprender com Ele. À medida que crescemos, precisamos aprender com os outros e ensiná-los. Ser Seu discípulo significa que estamos em missão, deixando para trás quem éramos, abraçando quem somos agora e vivendo como luzes no mundo.
Graça e Paz!
____________
Garberson Alencar
Comentarios