Em Mateus 28:19-20, Jesus diz: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que eu vos ordenei.; e eis que estou sempre convosco, até ao fim dos tempos."
Esta é a Grande Incumbência. O foco principal aqui é “fazer discípulos”. Mas o que exatamente é um discípulo? Esta é uma questão fundamental, pois é a condição à qual Jesus nos chama. Neste artigo, vamos explorar tanto o significado de discípulo quanto o que significa ser um discípulo, pois esse é um dos mandamentos de Jesus para nós.
Definição
A palavra grega para discípulo é μαθητής (mathētēs), que significa “aprendiz” ou “aluno”. Um discípulo é aquele que segue e aprende com outra pessoa. Contudo, ser discípulo não se resume apenas ao processo de aprendizagem; também envolve a humildade de aceitar ser ensinado e a disposição para receber correção do mestre.
Tomar o jugo
Em Mateus 11, Jesus fala sobre o significado de ser Seu discípulo quando diz: “tomem sobre vocês o meu jugo".
"Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30).
Tomar esse “jugo” significa, literalmente, conectar duas coisas. No contexto cultural da época, colocava-se dois bois juntos para que eles compartilhassem o trabalho ou o fardo. Para viver como discípulos de Jesus, Ele nos convida a nos “ligarmos” a Ele. De acordo com Jesus, tomar o jugo com Ele significa aprender com Ele.
A palavra que Jesus usa para “aprender” está relacionada à palavra “discípulo” e pode ser definida como direcionar a mente para algo, com o objetivo de produzir um efeito concreto, ou aprender por meio da instrução – ser ensinado ou aprender com alguém (João 7:15). Também pode se referir ao aprendizado que ocorre por meio da prática ou da experiência. Jesus quer que Seus discípulos aprendam com Ele de todas essas maneiras: ouvindo Suas palavras e O experimentando em sua vida cotidiana.
O que faz um discípulo?
Então, o que exatamente faz um discípulo? Ele aprende, ouve e segue seu mestre. Se Jesus é nosso Mestre, devemos ouvi-Lo, aprender com Ele e segui-Lo. Fazemos isso principalmente lendo nas Escrituras o que Jesus disse e fez, e aprendendo com Suas palavras e exemplos. No Sermão da Montanha, registrado em Mateus 5:2-11, Jesus nos ensina muitas lições sobre o que significa ser Seus discípulos. Entre tudo o que Ele ensina, Ele destaca qualidades que devemos cultivar, como ser “pobres de espírito”, “mansos” e “misericordiosos” (Mt 5:3-7).
Ele também afirma que Seus discípulos são “sal” e “luz”, porque brilham e têm um impacto positivo no mundo ao seu redor (Mt 5:13-16). Jesus quer que Seus discípulos não apenas sigam regras, mas que sejam transformados internamente (Mt 5:48). Ele nos ensina a ser humildes e a orar de maneira verdadeira e sincera (Mt 6:1-14). Nos ensina a focar no Céu e no eterno, desapegando-nos do que é temporário (Mt 6:19-21). E, finalmente, nos instrui a buscar primeiro o Seu Reino e a Sua justiça (Mt 6:33-34).
Seguindo a Cristo
O discipulado começa quando atendemos a essas duas palavras: “Siga-me”. Tornar-se discípulo de Jesus começa a partir do momento em que escolhemos segui-Lo. Isso implica deixar para trás o que estávamos seguindo antes. Um exemplo claro disso é quando Jesus chama Seus 12 discípulos. Em Marcos 1:17-18, está escrito: “Jesus lhes disse: Venham comigo, e eu farei com que sejam pescadores de gente. Então eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram.” Jesus os chamou, e eles abandonaram o que estavam fazendo para priorizar Seu chamado.
Um grande exemplo de discípulo é o da mulher samaritana, registrada em João 4:28-29. Após conversar com Jesus, o texto diz: “Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse ao povo: Venham comigo e vejam um homem que me disse tudo o que eu já fiz. Não seria ele, por acaso, o Cristo?”
Então: “Muitos samaritanos daquela cidade creram em Jesus, por causa do testemunho da mulher, que tinha dito: ‘Ele me disse tudo o que eu já fiz.’” (João 4:39)
O chamado de Jesus nos convida a deixar para trás o que antes priorizávamos, quem éramos, e segui-Lo. Como Seus discípulos, Ele se torna nosso novo Mestre. Assim como os discípulos e a mulher samaritana, deixamos para trás as nossas velhas prioridades para seguir algo muito maior.
A importância da igreja no discipulado
Jesus nos chama para nos unirmos a Ele, ao Seu Reino e à Sua Igreja. Aprender a viver no Seu Reino e a usar nossos dons para o bem deve ser a nossa vocação. A Igreja, ou seja, o povo de Deus que compartilha os mesmos ideais em Cristo, nos ajuda a encontrar meios de viver conforme esse propósito. Reunidos como Igreja de Cristo, ensinamos e aprendemos, crescemos e ajudamos os outros a crescer no amor de Deus, usamos os dons que Ele nos deu, encorajamos e somos encorajados, opinamos e ouvimos opiniões, somos revigorados, e muito mais.
Existe uma frase que diz: “Seja um discípulo, faça um discípulo”. Esta frase resume o discipulado. Ao nos unirmos a Jesus como nosso Mestre, nos tornamos Seus discípulos. Devemos, então, ouvi-Lo e aprender com Ele. À medida que crescemos, precisamos aprender com os outros e também ensiná-los. Ser Seu discípulo significa que estamos em missão, deixando para trás quem éramos, abraçando quem somos agora e vivendo como luzes no mundo.
Graça e paz!
Garberson Alencar.
Comments