top of page
Foto do escritorGarberson Alencar

Quantas pessoas foram ressuscitadas dentre os mortos?

Atualizado: 16 de out. de 2023


A Bíblia registra vários relatos de ressurreição. É impossível mostrar um número exato de pessoas ressurretas, pois com a ressurreição de Cristo, vários santos também ressuscitaram em Jerusalém, por isso não se sabe quantos ao todo ressuscitaram naquele dia. Isso mostra que o próprio Deus, a Fonte da Vida, tem a capacidade de dar vida a quem Ele quiser - mesmo após a morte (Deuteronômio 32:39). Na Bíblia, as seguintes pessoas foram ressuscitadas dentre os mortos:


O filho da viúva de Sarepta (1 Reis 17:17–24)


O profeta Elias estava hospedado no cenáculo da casa de uma viúva em Sarepta durante uma grande seca. O filho da viúva ficou doente e acabou morrendo. A mulher culpou Elias, acreditando que a presença dele causou a morte de seu filho como punição por seus erros passados. Elias levou o corpo do menino sem vida para o cenáculo onde ele estava hospedado. Ele orou a Deus e o menino sobreviveu. Com isso, a mulher acreditou que ele era realmente um homem de Deus.


O filho da mulher sunamita (2 Reis 4:18–37)


O profeta Eliseu, sucessor de Elias, frequentemente ficava no cenáculo da casa de um casal em Suném. Quando o filho deles morreu, a mãe levou o corpo do menino para o quarto de Eliseu e o deitou na cama e correu para o Monte Carmelo em busca da ajuda de Eliseu. Então, Eliseu enviou Geazi, mas o filho não respondeu quando colocou o cajado no rosto do menino. Quando Eliseu e a sunamita chegaram, ele orou a Deus e deitou-se em cima do corpo do menino. O menino começou a se aquecer, espirrou sete vezes e abriu os olhos.


O homem ressuscitado da sepultura de Eliseu (2 Reis 13:20–21)


Outro milagre de um homem ressuscitado dentre os mortos ocorreu após a morte de Eliseu. A passagem diz: “Agora, invasores moabitas costumavam entrar no país toda primavera. Certa vez, enquanto alguns israelitas estavam enterrando um homem, de repente viram um bando de invasores; então jogaram o corpo do homem no túmulo de Eliseu. Quando o corpo tocou os ossos de Eliseu, o homem reviveu e ficou de pé.”


O Filho da Viúva em Naim (Lucas 7:11–17)


Esta é a primeira ressurreição que Jesus realizou durante o Seu ministério terreno. A primeira pessoa que Jesus ressuscitou dos mortos foi o filho de uma viúva da cidade de Naim. Jesus e Seus discípulos encontraram o cortejo fúnebre de um jovem ao entrarem na cidade. O filho da viúva havia morrido e estava sendo transferido da cidade para ser enterrado.


O coração de Jesus doeu ao ver a mãe enlutada, e pediu-lhe para não chorar. Jesus tocou o caixão enquanto os carregadores pararam e disse: “Jovem, eu te digo: levante-se”. O morto sentou-se e começou a falar. Então, Jesus o entregou à sua mãe.


A Filha de Jairo (Lucas 8:49–56)


A segunda ressurreição que Jesus realizou foi a da filha de Jairo, um líder da sinagoga. Jairo foi até Jesus no meio da multidão e implorou-lhe que curasse sua filha de 12 anos, que estava à beira da morte. Porém, um mensageiro deu a notícia de que a jovem havia falecido antes mesmo de chegarem à casa de Jairo.


Então Jesus respondeu: “Não tenha medo; apenas acredite, e ela será curada.” Quando Jesus chegou, os pais da menina e Seus discípulos Pedro, João e Tiago eram as únicas pessoas autorizadas a entrar na sala. Jesus segurou a mão da menina e disse: “Levanta-te, menina.” Seu espírito retornou e ela imediatamente se levantou, o que deixou seus pais impressionados.


Lázaro de Betânia (João 11)


A terceira ressurreição foi a do Seu amigo Lázaro. Jesus tem uma estreita amizade com Maria, Marta e seu irmão, Lázaro. Embora Jesus tenha recebido a notícia de que Lázaro estava doente, Ele só partiu para Betânia para tratá-lo dois dias depois. E assim Lázaro morreu.


Jesus chegou ao túmulo de Lázaro em Betânia quatro dias após sua morte. Marta O cumprimentou do lado de fora, e Jesus lhe disse: “Seu irmão ressuscitará”. Ele proclama que Ele é “a ressurreição e a vida”. Jesus chorou no túmulo e mandou retirar a pedra. Ele orou ao Pai e ordenou a Lázaro em voz alta: “Lázaro, venha para fora!” E Lázaro saiu.


Vários Santos em Jerusalém (Mateus 27:50–53)


Na Bíblia está escrito: “Jesus clamou novamente em alta voz e entregou o espírito. Então eis que o véu do templo rasgou-se em dois, de alto a baixo; e a terra tremeu, e as rochas se partiram, e os túmulos foram abertos, e muitos corpos dos santos que haviam adormecido foram ressuscitados; e, saindo dos sepulcros depois da sua ressurreição, entraram na cidade santa e apareceram a muitos”.


Tabita ou Dorcas em grego (Atos 9:36–43)


Tabita morava na cidade de Jope. Ela era uma discípula de Jesus, conhecida e amada por suas boas ações. Os crentes em Jope limparam seu corpo quando ela morreu e a colocaram no cenáculo. Quando o apóstolo Pedro chegou, de acordo com Atos 9:40, “Pedro despediu-os a todos da sala; então ele se ajoelhou e orou. Virando-se para a mulher morta, ele disse: “Tabita, levanta-te”. Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se.”


Êutico (Atos 20:7–12)


Êutico estava entre aqueles que se reuniram no cenáculo de uma casa em Trôade para ouvir o apóstolo Paulo. Enquanto Paulo continuava a pregar, Êutico, sentado perto da janela do terceiro andar, adormeceu e caiu no chão. Paulo correu para fora, atirou-se sobre o jovem morto e o abraçou. Ele disse ao povo: “Não fiquem alarmados. Ele está vivo!"


A Ressurreição de Jesus (Marcos 16:1–8)


De todas as pessoas ressuscitadas dentre os mortos, a ressurreição de Jesus é definitivamente a mais significativa. Sua morte sacrificial e ressurreição nos trouxeram o dom da salvação e da vida eterna. Jesus ressuscitou dos mortos e viveu eternamente. Marcos 16:6 diz: “Não tenham medo! Vocês procuram Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou."


Ao contrário de outras narrativas de ressurreição na Bíblia, Jesus ressuscitou dos mortos em Seu corpo glorificado. O Messias é o único que ressuscitou num corpo glorificado e nunca mais morreu. Todos os outros que foram ressuscitados na Bíblia foram ressuscitados no mesmo corpo físico, carnal.


Conclusão


Por causa de Suas três ressurreições milagrosas e dos outros milagres realizados pelo Senhor, muitas pessoas acreditaram nas palavras de Jesus. Nenhuma pessoa normal pode ressuscitar os mortos, pois meros mortais não possuem o mesmo poder que o Deus Todo-Poderoso. Podemos encontrar descanso em Sua promessa de vida eterna, pois Ele tem autoridade total sobre o mal, a natureza, as doenças e até a morte.


No entanto, lembre-se que mesmo que sejamos transformados em corpos glorificados, nunca estaremos no mesmo nível do corpo glorificado de Jesus. Nunca seremos iguais a Ele, pois Ele é Deus. Apesar disso, Ele nos amou tanto que morreu pelos nossos pecados para que pudéssemos estar com Ele no céu.


Aquele que anda fielmente com o Senhor Jesus, tanto os vivos como os mortos, um dia ascenderão ao céu e alcançarão a vida eterna. Isto pode parecer absurdo para os céticos, mas a Bíblia registra relatos que mostram o poder da ressurreição de Deus. O Seu retorno a terra acontecerá em breve. Porque a Palavra de Deus é a verdade.


A passagem de 1 Tessalonicenses 4:16-17 diz: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu, com grande ordem, e com voz de arcanjo, e com o toque da trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, nós, os que ainda estivermos vivos e ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para encontrar o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.”


Graça e paz!

Garberson Alencar

0 comentário

Commentaires


bottom of page