A Bíblia registra diversos relatos de ressurreição. Embora não seja possível determinar um número exato de pessoas ressuscitadas, há uma referência importante à ressurreição de vários santos que ocorreram em Jerusalém após a ressurreição de Cristo (Mateus 27:50–53). Portanto, não se sabe ao certo quantas pessoas foram ressuscitadas naquele dia. Este evento mostra que Deus, a Fonte da Vida, tem a capacidade de dar vida a quem Ele desejar, mesmo após a morte (Deuteronômio 32:39). A seguir, estão listadas algumas das pessoas que foram ressuscitadas conforme os relatos bíblicos:
1. O filho da viúva de Sarepta (1 Reis 17:17–24)
O profeta Elias estava hospedado na casa de uma viúva em Sarepta durante uma grande seca. O filho da viúva adoeceu e morreu, e ela culpou Elias, acreditando que a sua presença havia causado a morte do menino como punição pelos seus erros passados. Elias, então, orou a Deus e, após o milagre, o menino voltou à vida. A viúva passou a acreditar que Elias era, de fato, um homem de Deus.
2. O filho da mulher sunamita (2 Reis 4:18–37)
Eliseu, sucessor de Elias, frequentemente ficava hospedado na casa de um casal em Suném. Quando o filho deles morreu, a mãe levou o corpo à cama de Eliseu e foi até ele em busca de ajuda. Eliseu orou a Deus, deitou-se sobre o menino e, após um milagre, ele ressuscitou. O menino abriu os olhos e retornou à vida.
3. O homem ressuscitado na sepultura de Eliseu (2 Reis 13:20–21)
Após a morte de Eliseu, outro milagre de ressurreição ocorreu quando o corpo de um homem morto foi lançado na sepultura de Eliseu. Quando o corpo tocou os ossos de Eliseu, o homem reviveu e se levantou.
4. O filho da viúva de Naim (Lucas 7:11–17)
O filho da viúva de Naim foi a primeira ressurreição realizada por Jesus durante Seu ministério. Ao entrar na cidade, Jesus e Seus discípulos encontraram o cortejo fúnebre do jovem. Ao perceber a dor da mãe, Jesus tocou o caixão e disse: "Jovem, eu te digo: levante-se!" Imediatamente, o jovem se sentou e começou a falar, e Jesus o entregou à sua mãe.
5. A Filha de Jairo (Lucas 8:49–56)
A segunda ressurreição realizada por Jesus foi a da filha de Jairo, um líder da sinagoga. Jairo, aflito, se aproximou de Jesus no meio da multidão e implorou-lhe que curasse sua filha de 12 anos, que estava à beira da morte. No entanto, antes de chegarem à casa de Jairo, um mensageiro trouxe a notícia de que a jovem havia falecido.
Diante disso, Jesus respondeu: “Não tenha medo; apenas creia, e ela será curada.” Ao chegar à casa, apenas os pais da menina e Seus discípulos Pedro, João e Tiago foram autorizados a entrar na sala. Jesus segurou a mão da menina e disse: “Levanta-te, menina.” Imediatamente, seu espírito retornou, e ela se levantou, deixando seus pais maravilhados.
6. Lázaro de Betânia (João 11)
A terceira ressurreição realizada por Jesus foi a de Seu amigo Lázaro. Jesus tinha uma amizade íntima com Maria, Marta e seu irmão Lázaro. Embora tenha recebido a notícia de que Lázaro estava doente, Ele só partiu para Betânia dois dias depois, e, por isso, Lázaro morreu.
Quando Jesus chegou ao túmulo de Lázaro em Betânia, quatro dias após sua morte, Marta o encontrou do lado de fora e disse a Ele: "Senhor, se estivesse aqui, meu irmão não teria morrido." Jesus então lhe respondeu: “Seu irmão ressuscitará.” Ele declarou ser "a ressurreição e a vida". Em seguida, Jesus chorou diante do túmulo, mandou que retirassem a pedra e orou ao Pai. Após isso, Ele chamou em voz alta: “Lázaro, venha para fora!” E Lázaro saiu, vivo.
7. Vários Santos em Jerusalém (Mateus 27:50–53)
Na Bíblia está escrito que, após a morte de Jesus na cruz, houve um fenômeno notável: “Jesus clamou novamente em alta voz e entregou o espírito. Então, eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e a terra tremeu, e as rochas se partiram, e os túmulos foram abertos; e muitos corpos dos santos que haviam adormecido foram ressuscitados. E, saindo dos sepulcros após a Sua ressurreição, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.” (Mateus 27:52). Esses santos ressuscitados saíram dos sepulcros e apareceram a muitos em Jerusalém.
8. Tabita ou Dorcas (Atos 9:36–43)
Tabita morava na cidade de Jope. Ela era uma discípula de Jesus, conhecida e amada por suas boas obras. Quando ela morreu, os crentes de Jope prepararam seu corpo e o colocaram no cenáculo. Quando o apóstolo Pedro chegou, de acordo com Atos 9:40, “Pedro despediu todos da sala; então ele se ajoelhou e orou. Virando-se para a mulher morta, disse: Tabita, levanta-te. Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se.” Ela ressuscitou e se levantou, maravilhando a todos.
9. Êutico (Atos 20:7–12)
Êutico estava entre aqueles que se reuniram no cenáculo de uma casa em Trôade para ouvir o apóstolo Paulo. Enquanto Paulo continuava a pregar, Êutico, sentado perto da janela do terceiro andar, adormeceu e caiu. Paulo desceu rapidamente, atirou-se sobre o jovem morto e o abraçou. Ele disse ao povo: “Não fiquem alarmados. Ele está vivo!” Êutico foi ressuscitado e voltou a viver.
10. A Ressurreição de Jesus (Marcos 16:1–8)
De todas as pessoas ressuscitadas dentre os mortos, a ressurreição de Jesus é, sem dúvida, a mais significativa, pois marca a vitória sobre a morte e oferece a promessa de vida eterna para os crentes. Sua morte sacrificial e ressurreição nos trouxeram o dom da salvação e da vida eterna. Jesus ressuscitou dos mortos e vive para sempre. Marcos 16:6 diz: “Não tenham medo! Vocês procuram Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou.”
Ao contrário de outras narrativas de ressurreição na Bíblia, Jesus ressuscitou em um corpo glorificado. O Messias é o único que ressuscitou em um corpo glorificado e nunca mais morreu. Todos os outros que foram ressuscitados na Bíblia o foram em seus corpos físicos, carnais.
Conclusão
Por causa das três ressurreições milagrosas de Jesus e de outros milagres realizados por Ele, muitas pessoas acreditaram em Suas palavras. Nenhuma pessoa comum pode ressuscitar os mortos, pois os meros mortais não possuem o mesmo poder do Deus Todo-Poderoso. Podemos encontrar descanso em Sua promessa de vida eterna, pois Ele tem autoridade total sobre o mal, a natureza, as doenças e até sobre a morte.
No entanto, lembre-se de que, mesmo sendo transformados em corpos glorificados, nunca estaremos no mesmo nível do corpo glorificado de Jesus. Nunca seremos iguais a Ele, pois Ele é Deus. Apesar disso, Ele nos amou tanto que morreu pelos nossos pecados, para que pudéssemos estar com Ele no céu.
Aquele que anda fielmente com o Senhor Jesus, tanto os vivos quanto os mortos, um dia ascenderá ao céu e alcançará a vida eterna. Isso pode parecer absurdo para os céticos, mas a Bíblia registra relatos que demonstram o poder da ressurreição de Deus. O Seu retorno à Terra acontecerá em breve, porque a Palavra de Deus é a verdade.
A passagem de 1 Tessalonicenses 4:16-17 diz: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu, com grande clamor, com voz de arcanjo e com o toque da trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, nós, os que ainda estivermos vivos e ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para encontrar o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.”
Graça e paz!
Garberson Alencar
Comentários