Encontramos a história de Dorcas em Atos 9:36-42. Embora toda a história de Dorcas possa ter apenas 7 versículos, ela traz muitas lições encorajadoras para nós.
Porque Tabita foi chamada de Dorcas?
Como sabemos, o livro de Atos foi escrito por Lucas, que escrevia principalmente para cristãos gentios ou interessados no cristianismo. Enquanto Tabita era seu nome aramaico, Dorcas era seu nome grego. Naquela época havia muitos cristãos gregos e judeus, e ela pode ter ministrado a ambos. Lucas pode ter desejado que ambos os grupos soubessem de quem ele estava falando.
O que significa Dorcas?
Existe uma má interpretação que atribui a palavra "Dorcas" a um cargo dado às mulheres que servem voluntariamente em um grupo religioso, (uma espécie de zeladora). Mas, isso não tem a ver com o seu real significado.
Curiosamente, tanto Dorcas como Tabita na Bíblia significam “gazela” ou “cervo”. Era uma prática comum na época dar às crianças nomes de animais. Os animais eram muito apreciados em sua cultura por sua beleza e atributos. Existe na Bíblia pelo menos 100 nomes bíblicos que também são relacionados a animais.
Dorcas na Bíblia (Atos 9:36-42)
Dorcas morava em Jope, que ficava na fronteira ocidental de Israel. Ficava na costa, cerca de 35 milhas a oeste de Jerusalém. Jope agora chamada de Jaffa é atualmente um bairro da cidade de Tel Aviv, cidade portuária com uma importante rota comercial.
Lucas começa a história:
“E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.” (V. 36) Lucas usa a palavra grega “mathetria” para descrevê-la como uma discípula. É a única vez que vemos este termo feminino de discípulo na Bíblia.
Não sabemos a sua genealogia, se ela tinha marido, se era viúva, se tinha filhos, ou se era rica ou pobre. Mas este primeiro versículo nos dá uma grande visão do seu caráter. “Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia”. (V. 36)
Aprendemos mais tarde que uma das principais obras pelas quais ela ajudou outras pessoas foi fazendo mantos e roupas para as viúvas e pobres. Ela serviu aos outros atendendo às suas necessidades de maneira simples e foi altruísta ao dedicar seu tempo, demonstrando compaixão e amor ao servir.
A morte de Dorcas na Bíblia
O próximo versículo nos dá uma reviravolta abrupta na história de Dorcas/Tabita. “Aconteceu que, naqueles dias, ela adoeceu e veio a morrer. Depois de a lavarem, puseram o corpo num quarto do andar superior. Como Lida ficava perto de Jope, os discípulos, ouvindo que Pedro estava ali, enviaram-lhe dois homens com o seguinte pedido: Não se demore em vir até nós." (Vv. 37-38).
Não sabemos o que ocasionou a morte de Dorcas, mas pelo relato de Lucas, foi algo repentino. É interessante observar que após a lavagem do corpo (que era padrão), eles a colocaram em um cenáculo. Esse não foi o procedimento normal, pois, os judeus enterravam seus mortos logo após a morte, normalmente no mesmo dia.
Sabendo que Pedro estava por perto realizando milagres de cura, este grupo unido de cristãos entrou logo em ação. Enviaram dois homens à Pedro, chamando-o para curar Dorcas. Isso mostra como a morte de Dorcas teria sido uma grande perda para a comunidade deles e o amor e a preocupação por ela.
Pedro e Dorcas
“Pedro se aprontou e foi com eles. Quando chegou lá, eles o levaram ao quarto do andar superior...” (V. 39). Imediatamente Pedro responde ao pedido dos homens e viaja para Jope (aproximadamente 16 a 20 quilômetros) com eles. Quando Pedro chegou, lavaram-no ao quarto onde estava o corpo de Dorcas, e as viúvas ficaram ao redor dele, chorando e mostrando-lhe os mantos e roupas que Dorcas generosamente havia feito enquanto ainda estava com elas (Atos 9:39).
Pedro levanta Tabita
“Mas Pedro mandou que todos saíssem, ajoelhou-se e orou; depois, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levante-se! Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se. Ele, dando-lhe a mão, ajudou-a a ficar em pé; e, chamando os santos, especialmente as viúvas, apresentou-a viva.” (Vv. 40-41).
Seria ótimo se Lucas tivesse relatado sobre a alegria do reencontro que certamente aconteceu depois que Pedro ressuscitou Tabita dos mortos! Esta passagem mostra o poder de Deus e da oração respondida e termina com o propósito e plano de Deus.
A ressurreição de Dorcas/Tabita dentre os mortos fez com que muitas pessoas acreditassem em Deus. O Senhor também usou este milagre para trazer poder e autoridade à pregação de Pedro. “Isto se tornou conhecido em toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor.” (V. 42)
Lições que devemos aprender com Dorcas
Embora esta passagem seja curta e não tenhamos ouvido uma só palavra da própria Dorcas, ela contém lições poderosas e importantes. Dorcas levou a sério a ordem de Jesus de vestir os pobres e cuidar das viúvas. Ela fez disso uma prioridade em sua vida. Ela realizou muitas boas obras e se dedicou aos necessitados. A história dela é um verdadeiro exemplo.
Todos nós temos um papel importante à desempenhar. Deus nos dá talentos, “a cada um segundo a sua capacidade” (Mateus 25:15). A profissão de Dorcas parecia ser a de costureira, e ela a usou para ajudar outros.
Façamos um levantamento das nossas habilidades e do nosso nível de compaixão pelos necessitados. Todos nós temos um lugar importante no plano de Deus!
Os cristãos são chamados a ser compassivos. Como podemos mostrar isso a um mundo tão ferido? Dorcas certamente deixou um legado a ser lembrado e imitado. Deus incluiu a história dela em Sua palavra para nos encorajar a viver como ela viveu. Ela estava CHEIA de boas obras e ações de caridade. Ela viveu sua vida de tal maneira que sua comunidade a amava. Sua vida foi uma perda significativa para eles quando ela morreu.
A vida virtuosa de Dorcas não garantiu uma vida livre de provações. Apesar de todas as coisas maravilhosas que fazia, ela também parecia não ter família próxima, tinha uma habilidade que envolvia uma atividade intensa e tediosa, sem máquinas de costura.
Embora não saibamos muitos detalhes sobre a vida dela, podemos ver que ela tinham um propósito maior, o de servir a Deus, usando a habilidade que Senhor lhe dera.
Cuidar daqueles que precisam, coloca a palavra de Deus e a nossa fé em ação!
“A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.” (Tiago 1:27)
Garberson Alencar.
Comments