![](https://static.wixstatic.com/media/490926_650d3358a05a49d39b0c7d27d965ef5b~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_555,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/490926_650d3358a05a49d39b0c7d27d965ef5b~mv2.jpg)
"Peço ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, que conceda a vocês espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele. Peço que ele ilumine os olhos do coração de vocês, para que saibam qual é a esperança da vocação de vocês, qual é a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual é a suprema grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder." (Efésios 1:17-19)
Muitos livros úteis foram escritos sobre conhecer a Deus. O verdadeiro crente, como Paulo, normalmente têm um desejo sincero de conhecer melhor a Deus. A única coisa certa é que Deus realmente deseja que O conheçamos íntima e permanentemente. A Bíblia deixa claro que conhecer sobre Deus é bem diferente de conhecê-lo. O conhecimento está na cabeça e a intimidade está no coração. O verdadeiro conhecimento de Deus é dado pelo Espírito Santo, o único que é capaz de romper as barreiras que impedem a proximidade e a intimidade com Deus.
Conhecer a Deus envolve conhecer Seus atributos, seu caráter e Seus caminhos, para que possamos conhecê-Lo por quem Ele é, e não simplesmente pela crença egocêntrica de que Ele está ao meu lado. A fé é a base para um relacionamento verdadeiro com Deus, despojado de segundas intenções. Ele deve ser amado e obedecido com sinceridade, não pelo que posso obter com isso. Sou salvo para Sua glória e não para minha própria satisfação.
Citarei três chaves dentre muitas que precisam ser utilizadas em nossos corações para termos intimidade com Deus.
Em primeiro lugar, Jesus deve ser coroado como Senhor. Ele é realmente Senhor, Senhor de tudo, do céu e da terra e não há ninguém diante dele, pois Ele é o próprio Deus (João 1:1). Um dia, todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor (Romanos 14:11; Filipenses 2:8-11). No entanto, se quisermos manter uma intimidade com Deus, Jesus deve ser o Senhor de tudo nas nossas vidas. É inútil dizer que Ele é Senhor em certas áreas e outras não. Não existe meio-termo, ou Jesus é Senhor de tudo, ou Ele não pode ser Senhor de forma alguma.
A segunda chave é a que devemos abrir os nossos corações para o perdão. O ressentimento e a amargura nutrida pela falta de perdão impedem a intimidade com Deus. O perdão para muitos é uma dura caminhada, mas o primeiro passo nessa caminhada é fazer a escolha de perdoar e perseverar no propósito; o Espírito Santo nos dará sabedoria e confiança para sabermos que perdoamos, por mais difícil que seja, enquanto caminhamos com Ele.
A terceira chave é a da autoaceitação. A auto rejeição é uma das principais barreiras que nos impede de conhecer o amor do Pai; isso ocorre quando o ser humano se concentra interiormente, reside na negatividade, gerando um tipo de cristianismo egocêntrico ao invés de uma vida saudável e simples de um filho de Deus. Ele inicia uma obra de graça dentro de nós, abrindo os olhos do nosso coração para ver mais Dele e menos de nós. Assim, o nosso coração deve está aberto para receber a plenitude do Seu amor e então poder amar ao próximo.
Graça e Paz!
____________
Garberson Alencar
Comments